Área restrita - acompanhe sua obra e sua pontuação:

21/12/2015 :: ABMS participa das investigações sobre ruptura em barragem

Ruptura da barragem do Fundão ocasionou além de prejuízos ambientais gigantescos, mortes e destruição no caminho da lama de rejeitos de minério de ferro.

No dia 05 do último mês, o Brasil presenciou um dos maiores desastres ambientais de sua história, o rompimento da barragem de rejeitos do Fundão em Mariana - MG. A barragem, pertencente ao complexo da Mineradora Samarco, se rompeu no momento em que estava sendo alteada pelo método de montante e fez com que o grande volume de rejeitos acumulado percorresse os vales à jusante e alcançasse finalmente o mar, gerando poluição e interrupção no abastecimento de água em várias cidades.

 

Os danos causados pelo caminho da lama de rejeitos não se limitam somente às esferas financeira e ambiental, afinal vidas foram tiradas e com elas a esperança de uma vida normal às famílias envolvidas. Por esse motivo a ABMS (Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica), entidade da qual os engenheiros da TEC GEO são filiados, buscou tomar medidas de prontidão para que uma tragédia como essa não se repetisse.

 

O trabalho de identificação e verificação das causas do acidente é uma tarefa árdua e detalhista, que se estende por meses, motivo pelo qual a ABMS propõe que a investigação seja feita por uma única comissão de investigação técnica, ao contrário do que acaba acontecendo, em que cada órgão nomeia sua própria comissão, para que esse processo ocorra de maneira efetiva e lições sejam tiradas dessa tragédia.

 


Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/
 
« Voltar
Nossos Serviços
TÉCNICAS EM GEOTECNIA EIRELI(31) 3275-2479
Sede Administrativa Av. Raja Gabáglia, 1.001 | cj. 404
B. Luxemburgo | Belo Horizonte | MG | 30380-403
Divisão de Manutenção e Depósito Rua Três, 410
B. Chácara Cotia | Contagem | MG | 32183-085
Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados. tenil.com.br