Área restrita - acompanhe sua obra e sua pontuação:

14/06/2016 :: Qualidade das sondagens: uma abordagem crítica

Assunto recorrente no meio geotécnico, a qualidade dos serviços de sondagens de reconhecimento vem sendo cada vez mais colocada à prova.
 
Uma das fases mais importantes na concepção de uma obra civil é a execução de sondagens de reconhecimento do subsolo. Os dados provenientes dos ensaios realizados em campo são imprescindíveis para a definição do sistema de fundação a ser adotado para a construção, motivo pelo qual sua boa execução é de suma importância para o sucesso de um empreendimento. A economia na definição de fundação a ser adotada e, sobretudo, a segurança da obra estão diretamente relacionadas à obtenção de informações confiáveis durante os serviços de investigação.

O método de investigação mais difundido em nosso país é o de sondagens de simples reconhecimento com ensaio do tipo SPT, sigla para “Standard Penetration Test” (nomenclatura em inglês para Ensaio de Penetração Padrão). Normatizado pela NBR-6484 - Solo - Sondagens de simples reconhecimento com SPT - Método de ensaio, o procedimento é detalhadamente orientado, devendo ser executado conforme as premissas da norma para a obtenção de dados confiáveis (para informações mais detalhadas sobre o método de ensaio sugerimos que acesse o link de “Sondagens à Percussão SPT” localizado no campo Serviços de nosso website: http://www.tecgeo.com.br/servicos/sondagens-a-percussao-spt-7).
 
Tema recorrente em seminários e congressos, a qualidade dos serviços de sondagens do tipo SPT foi assunto de capa da mais recente edição da revista “Fundações & Obras Geotécnicas” (maio/2016, nº 68, p. 40-48), importante publicação do meio geotécnico. A redução de custos durante as investigações do solo é, grande parte das vezes, tida como uma economia direta no custo total da obra. No entanto, ensaios executados em desacordo com as instruções da norma (quantidade de furos insuficiente, paralisação em desacordo com os critérios pré-estabelecidos, ferramentas inadequadas, entre outros) acabam gerando superdimensionamentos das fundações por insuficiência de informações ou dados não confiáveis sobre as reais condições do subsolo, acarretando em um aumento significativo no valor da obra, invariavelmente superior à falsa “economia” obtida na fase de sondagem. Atividade que faz parte do escopo de serviços da TEC GEO, as sondagens devem ser executadas com equipes altamente qualificadas e submetidas a rigorosa fiscalização pelo corpo técnico da empresa. Em seguida, as amostras obtidas devem ser devidamente classificadas por profissionais capacitados e com larga experiência em mecânica dos solos.

Atuando na execução de sondagens SPT e sondagens mistas há 22 anos acreditamos estar colaborando para a execução da boa engenharia. Reiteramos que serviços que envolvam tamanha responsabilidade não devem ser submetidos a cronogramas impostos e que os contratantes devem estar cientes das responsabilidades envolvidas na execução de tais atividades.
 
« Voltar
Nossos Serviços
TÉCNICAS EM GEOTECNIA EIRELI(31) 3275-2479
Sede Administrativa Av. Raja Gabáglia, 1.001 | cj. 404
B. Luxemburgo | Belo Horizonte | MG | 30380-403
Divisão de Manutenção e Depósito Rua Três, 410
B. Chácara Cotia | Contagem | MG | 32183-085
Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados. tenil.com.br